sexta-feira, 22 de fevereiro de 2013

Sete dias em Bonaire



Bonaire é uma das Antilhas Holandesas que é considerada como um dos melhores lugares para mergulho. Destaca-se em Bonaire a possibilidade de saídas pelas praias, não sendo necessário a utilização de barcos.

A nossa viagem, que foi organizada pela Narwhal Turismo, iniciou-se às 3 da manhã em Guarulhos, viajando pela Copa Airlines via Panamá. Em Panamá City trocamos de aeronave em direção a Curaçao onde esperamos cerca de 5 horas até embarcar em um Fokker 50 para um vôo de 20 minutos para Bonaire. Digamos que foi um pouco cansativo uma vez que saímos de casa a meia noite e chegamos em Bonaire as 5 da tarde (7 hs no horário do Brasil). Mas valeu a pena, só de ver o azul do mar através das janelas do avião já esquecemos o cansaço e não víamos a hora de mergulhar.

Nos hospedamos no "resort" Caribbean Club Bonaire localizado a cerca de 7 km do pequeno centro comercial de ilha. Nos hospedamos em um chalé com quarto cozinha e banheiro, infelizmente sem vista para o mar. O quarto era confortável, com todos os apetrechos para cozinhar novos e limpos. A maioria dos empregados do hotel é muito simpática e tenta resolver rapidamente algum problema que possa ocorrer.


No nosso pacote tínhamos a disposição uma caminhonete cabine dupla para cada quarto (2 ou 4 pessoas). É fundamental que como mergulhador você seja certificado para Nitrox, uma vez que a quantidade possível de mergulhos e muito alta e os riscos em se utilizar ar comprimido são grandes. Nesse pacote temos livre utilização de Ar ou NItrox, com a única regra de retirar 2 cilindros por pessoa por vez. Retiramos cilindros ou no nosso resort ou no Buddy Dive Resort. No mapa abaixo pode-se ver os pontos de mergulho da ilha.



Na primeira entrada por terra você acha que vai desistir, praia com pedras de coral, algumas bem cortantes, degraus com buracos na areia, mar batendo (não muito forte). Você acha que não vai dar, carregando todo o equipamento, cilindro, lastro , nadadeiras, etc, parece missão quase impossível. A partir da terceira entrada, você já acha que esse ponto é muito mais fácil, com certeza todos são quase iguais, mas você já está treinado e com muita vontade de voltar ao mar quente, transparente e muito lindo. 

Sugiro fortemente que você mergulhe com nadadeiras abertas e botas de neoprene com solado duro. Depois de alguns dias de mergulho, quando troquei as minhas botas antigas por uma bota "Tusa"com solado duro ficou muito mais fácil de entrar em qualquer ponto. Deveria ter feito isso desde o primeiro.

Botas Tusa
Os pontos ao norte em geral tem mais degraus, escadas ou escarpas, os pontos ao sul saem das praias de coral. Cada um com a sua particularidade, mas muito semelhantes em tipo de vida existente. A maioria com peixes médios e pequenos, muitas moréias, alguns barracudas e raias e corais muito bonitos de várias cores e tamanhos. As maiores diferenças entre os pontos são as características e as cores de algumas formações de corais que se diferencial ponto a ponto.

Ponto de Mergulho ao sul da ilha
Nos mergulhos noturnos os tarpões chamam a atenção, são peixes grandes que nadam ao nosso lado seguindo as luzes das lanterna para caçarem os peixes menores iluminados pelas luzes. Em alguns mergulhos noturnos vimos mais de 10 tarpões nos rodeando, muito legal.

Entre os 22 mergulhos que fiz durante uma semana em Bonaire destaco os mergulhos na Karpata, 1000 steps, The Lake, Alice in the Wonderland, Andrea I e II. Um mergulho que nos surpreendeu foi no "Buddy Dive Resort" apesar de ter movimento de barco e muitos mergulhadores, foi o lugar onde mais vimos vida, principalmente à noite. Quando estávamos nos trocando depois do nos último mergulho, há 5 metros do pier, na superfície passou nadando uma Raia Manta, surpreendente.


Buddy Dive Resort


Nenhum comentário:

Postar um comentário